Algo simples, óbvio e que todo mundo fala. Engraçado que poucos praticam isso – e posso afirmar baseado em análise das pessoas que estão ao meu redor.
É hora de prestarmos atenção na importância da simplificação, isto é, adoção de um estilo de vida mais simples, menos custoso e portanto mais fácil de manter, como um dos princípios importantes para quem busca alcançar a independência financeira.
Essa é uma forma de conquistar mais facilmente seus objetivos financeiros.
Saber gastar e mais importante que saber economizar, isto é, saber como melhor investir seu dinheiro, pode ajudá-lo a ganhar mais dinheiro, enquanto que o simples fato de economizar dinheiro não significa que se estamos ganhando dinheiro.
HORA DE COLOCAR EM PRÁTICA ALGUMAS DICAS MUIIITO IMPORTANTES:
1 -Ponha na ponta do lápis todos os gastos
Esta regra aqui eu já conhecia há muitos anos, mas somente quando montei meu atelier que percebi a diferença entre “pôr na ponta do lápis os PRINCIPAIS gastos” e “pôr na ponta do lápis TODOS os gastos”.
2 -Diferencie gastos essenciais de supérfluos
Agora que você já pôs todas as contas no papel, olhe para todas elas e responda-se: todos esses gastos são mesmo necessários? Com que freqüência eu os pratico e qual deveria ser a melhor freqüência a fim de que não atinja meu bolso?
3 - Faça reduções nos gastos
Reduzir seus gastos é uma forma de fazer o seu “dinheiro voltar para o seu bolso”.
4 - É proibido o uso do cartão de crédito e cheque especial!
Eu sei, eu sei… Quando não se tem dinheiro e se quer alguma coisa, só dá para apelar para o cartão de crédito. Mas às vezes, vale mais em conta adiar um pouco o sonho de consumo a fim de não ter que pagar as tão famosas “taxas de juros”.
5 - Busque fontes alternativas para conseguir algum dinheiro extra
Bem, o que dizer: dinheiro não nasce em árvores. Então, se você está sem, nada melhor do que pegar algumas de suas horas livres e tentar investir em algo onde possa ter algum retorno.
6 - Sobrou algum? Poupança!
Assim que você conseguir sair do vermelho e perceber algum dinheiro sobrando, não se deixe levar pela euforia de querer comprar isso ou aquilo – analise com calma, compras essenciais tudo bem, senão, que tal tentar fazer o dinheiro render um pouquinho mais (ou ao menos ter uma reserva para o caso de uma emergência)?
7 - Lembre-se: planejamento é a alma do negócio!
Planejar, planejar, planejar… Você deve criar um plano assim que decidir dar a “virada” na situação de sua conta bancária e revisá-lo e atualizá-lo periodicamente, a fim de garantir que os objetivos estão sendo alcançados e que as metas são tangíveis.
Então. Agora vamos começar a repensar: Como você lida com o seu dinheiro?
Vamos dar os primeiros passos em direção a uma boa educação
financeira.
Se manisfestem e deixem suas impressões aqui. voce pode ter algo a acrescentar.
Amanhã tem mais!

A AAFA - é uma associação sem fins lucrativos de abrangência Nacional, porém suas atividades inicialmente estão restritas ao atendimento de artesãos da Baixada Santista, com o objetivo da profissionalização por meio da Capacitação Profissional, Geração de Renda, Responsabilidade Social e Sustentável e Inclusão Digital. CNPJ: 18.408.720/0001-56
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário