Amigas

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Dicas para ser um bom artesão


Dicas para se tornar um bom artesão

 Publicado por: Dom!
Artesanato pode parecer fácil, simples e prático, mas quem trabalha com isso sabe que é preciso muita dedicação, talento e carinho para se dar bem nessa vertente. As habilidades manuais contam muito para o sucesso da empreitada, mas nem sempre é fácil se lançar como artesão em um mercado altamente competitivo, onde muitas pessoas se jogam sem planejamento mercadológico ou até mesmo sem produtos que possam fazer alguma diferença – e gerar necessidade – na vida das pessoas.
Trabalhar com artesanato pode ir desde a vender brincos manufaturados na praça até montar uma grande oficina com os trabalhos do artesão, e o tamanho dessa vontade depende, principalmente, de como o artista quer se posicionar no mercado. Mesmo quem vende brincos em um painel de pano pode ter tanto sucesso quanto quem abre uma oficina, já que brincos são mais fáceis de vender, e gerar desejo e necessidade de consumo, do que quadros ou objetos do lar, por exemplo.
Para quem tem o talento, a habilidade e a vontade de ser um grande nome no mercado artesão a dica é trabalhar com o que realmente o mercado necessita naquele momento. Uma das formas mais eficazes de descobrir as carências do mercado de artesanato é pesquisar de onde está vindo a maior demanda. Uma boa dica para os artesãos que querem se profissionalizar e abrir seu próprio negócio é buscar trabalhar com as tendências específicas desse mercado – como as festas, por exemplo. É possível fazer um bom mercado, com bons clientes, trabalhando com d artigos de lembrancinhas para casamentos, batizados, festas de 15 anos, bodas ou até mesmo festinhas de criança, que sempre são realizadas de forma temática e podem render um bom trabalho (e boa clientela) aos artesãos que se mantiverem antenados.
Nesses casos, ter fontes de propaganda é uma iniciativa imprescindível. Para quem tem pouco capital inicial de giro a dica é contar com as redes sociais, que são um meio de divulgação gratuito e podem ser muito úteis na hora de “digitalizar” o famoso boca a boca, que faz qualquer empresário – e não só o artesão – se destacar no concorrido mercado de sua área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...