Amigas

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Como me formalizar ?


Como me formalizar ?
 Organização do trabalho 



O artesão pode trabalhar sozinho, ser um aprendiz ou um mestre, pode estar ligado à uma

 associação ou uma cooperativa ou estar enquadrado em diversas outras maneiras de se 

organizar. São várias as formas de organização do trabalho artesanal no país.



Confira nesta página quais são as principais formas de organização do trabalho

 para artesãos, seus benefícios, desafios e a legislação sobre o setor.



 
Descubra as maneiras como se organizam os artesãos
Fonte: Termo de Referência Sebrae- Artesanato 2010
Confira o que revela o Termo de Referência do Sebrae para o artesanato

Mestre artesão

Indivíduos que se notabilizaram em seu ofício conquistando admiração e respeito, não somente de seus aprendizes e auxiliares artesãos, como também dos clientes e consumidores. Sua maior contribuição é repassar para as novas gerações, técnicas artesanais e experiências fundamentais de sua atividade. 

Artesão

É aquele detentor de conhecimento técnico sobre os materiais, as ferramentas e os processos de sua especialidade. 

Aprendiz

É o auxiliar das oficinas de produção artesanal, encarregado de elaborar partes do trabalho e que se encontra em processo de capacitação. 

Artista

Em princípio, todo artista deve ser um artesão para conseguir dominar o “saber fazer” de sua área de atuação, ou simplesmente não conseguirá realizar a contento seus projetos e sua pretensão criativa. Tem um compromisso com o seu tempo, de exteriorizar sua visão específica do mundo que o cerca. 

Núcleo de produção familiar

A força de trabalho é constituída por membros de uma mesma família, alguns com dedicação integral e outros com dedicação parcial ou esporádica. A direção dos trabalhos é exercida pelo pai ou pela mãe (dependendo do tipo de artesanato que se produza) que organizam os trabalhos de filhos, sobrinhos e outros parentes. 

Em geral não existe um sistema de pagamentos prefixados, sendo as pessoas remuneradas de acordo com suas necessidades e disponibilidade de um caixa único. 

Grupo de produção artesanal

Agrupamento de artesãos atuando no mesmo segmento artesanal ou em segmentos diversos e que se valem de acordos informais, como: aquisição de matéria-prima e/ou de estratégias promocionais conjuntas e produção coletiva. 

Empresa artesanal

São núcleos de produção que evoluíram para a forma de micro ou pequenas empresas, com personalidade jurídica, regida por um contrato social. Como quaisquer empresas privadas, buscam vantagens comerciais para continuar a existir. Empregam artesãos e aprendizes encarregados da produção e remunerados, em geral, com um salário fixo ou uma pequena comissão sobre as unidades vendidas. 

Associação

Uma associação é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, constituída com o objetivo de defender e zelar pelos interesses de seus associados. São regidas também por estatutos sociais, com uma diretoria eleita em assembleia para períodos regulares. 

Cooperativa
As cooperativas são associações de pessoas de número variável (não inferior a 20 participantes) que se unem para alcançar benefícios comuns, em geral, para organizar e normalizar atividades de interesse comum. O objetivo essencial de uma cooperativa na área do artesanato é a busca de uma maior eficiência na produção com ganho de qualidade e de competitividade em virtude do ganho de escala, pela otimização e redução de custos na aquisição de matéria-prima, no beneficiamento, no transporte, na distribuição e venda dos produtos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...