Amigas

terça-feira, 14 de maio de 2013

CORES E TEXTURAS - COMO COMBINAR TANTOS ELEMENTOS

CoreseTexturasArtesanato,comocombinartantoselementos
Combinar cores é uma arte que todos utilizamos em nosso dia a dia, nas mais variadas ocasiões. Precisamos adequar nossas roupas, nossos acessórios, os elementos de nossa sala, piso e cores das paredes, e assim infinitas pequenas decisões.
Normalmente à primeira vista, estabelecemos o que combina e o que não combina com uma imagem final que nos agrada, ou não! Porém este conceito do que agrada a cada um é muito superficial, e pior ainda: é subjetivo e pessoal. O que agrada a mim pode não agradar a você. E o que é bonito hoje, pode estar totalmente despropositado com o passar do tempo.
Porém existem técnicas que nos ajudam a definir combinações de cores e texturas, baseadas em critérios duradouros, e que servem para nortear todos aqueles que precisam combinar os elementos não só por uma questão de estilo pessoal.
Ainda assim, se você recebeu uma encomenda, a 1.ª técnica a aplicar é bem simples: Pergunte ao seu cliente sobre as preferências dele. Afinal é ele que tem que sair satisfeito.
Depois disto, você pode apresentar suas sugestões, e é agora que entram os conselhos dos profissionais do ramo.
Estude o círculo cromático e aprenda bem como usá-lo.
circulo-cromatico
As cores quentes (amarelos, vermelhos, rosas, laranjas e marrons) parecem aproximar-se visualmente e fazem com que espaços grandes pareçam menores, dando impressão de proximidade entre os objetos.
As cores frias (verdes, azuis e violetas) afastam visualmente os objetos, ampliam espaços e emprestam elegância ao objeto.
Para criar efeito de contraste utilize as cores que se encontram em oposição dentro do círculo, pois são cores complementares.
Na nossa dica de mestre, vamos conhecer a prática:

dica-erica2
Dica – Érica Catarina
Cores intensas, tons pastéis, mix de combinações, texturas variadas, composê, tendências… Como combinar as cores, as texturas, as estampas? Essa pode ser uma questão complicada e até demorada num primeiro momento, mas nada que não possa ser resolvido.
Cada tema proposto deve ser analisado com cuidado junto com o cliente. Por exemplo, o tema escolhido de uma lembrancinha é “urso marinheiro”, então as cores usadas como base serão as cores náuticas: vermelho + azul + branco. Se for “casinha de bonecas”, esse tema delicado e romântico sugere tons de rosa e tecidos florais. Há quem opte pela intensidade do vermelho ou a calma que o azul traz ou até mesmo uma mistura de cores alegres para o tema “circo”. A partir do tema escolhido você vai coordenar os itens,
as cores predominantes, mas acima de tudo você deverá respeitar o gosto e a escolha do cliente.
Uma dica bacana é a mistura do tecido com o feltro
O trabalho fica bonito, criativo e dá um toque muito especial à peça.
Para usar tecido com o feltro sem que ele desfie você vai precisar de Termolina Leitosa, que é um impermeabilizante para materiais porosos. Você deve riscar o molde no tecido desejado com um lápis macio, e por cima da linha que foi riscada você deverá passar uma camada fina da termolina com um pincel. O lado do tecido riscado é o avesso! Cuidado para não exagerar e passar muita termolina para não ficar duro quando for casear. Deixe o tecido secar naturalmente ou acelere com a ajuda de um secador de cabelos. Recorte e pronto, aí está o tecido pronto para ser usado e o melhor, não vai desfiar. Lembre-se de não passar a termolina no tecido todo para não perder a maciez.
negócio é arriscar sem medo de usar a criatividade e a imaginação, mas para o resultado ficar harmônico vale à pena o uso do bom senso, sem exageros. Com tantas opções de cores, texturas, acessórios que adicionam mais beleza ao artesanato, tudo vira moda e todo mundo quer! Enquanto um cliente pede elementos similares com cores que se aproxime ou casem entre si, outro poderá optar por brincar com as diferenças. Afinal gosto é algo muito pessoal! Um mundo de cores explode criando um universo de possibilidades e é aí que você, artesão, deve trabalhar de maneira a garantir uma composição equilibrada, dando sugestões, mostrando seu mostruário de feltros e até tecidos.
A combinação das cores mais pedidas são: amarelo + pink; laranja + azul; branco + amarelo; laranja + verde; vermelho + azul; rosa + marrom; verde + bege + branco; azul + rosa, tons pastéis nas cores azul + amarelo + rosa + verde; azul + bege + branco; lilás + verde + rosa; variações da mesma cor e tantas outras.
Outras combinações pedidas: listras com floral, estampas maiores com estampas menores, xadrez com liso; poás com floral etc.
Escolher uma paleta de cores fica mais fácil na hora de combinar estampas e texturas. E o Feltro Santa Fé oferece uma grande variedades de cores e estampas que possibilitam muitas combinações e o melhor, não desfia, não desbota e nem precisa de prévio preparo. É só escolher dentre as cores lisas até os estampados, com motivos geométricos, florais, xadrez, animais. Essas misturas podem resultar em lindas composições e você ainda dá o seu toque pessoal apostando na simbologia das cores, afinal cada uma tem seu significado e são capazes de despertar emoções, lembranças e alegrias.

O site Cores da Casa (www.coresdacasa.com.br) nos dá 40 (nossa!) dicas de combinação de estampas e texturas.
Vamos conhecer algumas, pois queremos peças com um resultado harmônico e elegante:
Podemos começar com o Composê, ou seja uma composição de tecidos ou estampas diferentes, porém, com uma característica comum. Um exemplo típico é o liso + estampado. É um clássico e, como todo clássico, uma alternativa sem erro para quem pretende usar as estampas e tem medo de apostas mais ousadas.
Ao usar a estampa + liso, você não precisa escolher a tonalidade exata da cor da estampa para o tecido liso.
Além deste também existe o composê de estampas. Alguns exemplos:
estampas
E hoje, muito se fala em mix de estampas e texturas. Floral com risca de giz, estampas maiores e menores são apenas algumas das combinações que vemos por aí.
Listras + liso também são uma combinação clássica. Mais clássica ainda se você usar um tecido liso na cor que mais se destaca no tecido listrado. Porém, se você está compondo um ambiente mais jovial, o tecido liso deve reproduzir a cor que menos aparece no listrado.
Tons Pastéis: Veja o exemplo abaixo, o azul aparece em detalhes e de forma bem sutil no tapete, por isso, a franja nessa cor se destaca tanto. Geralmente, esse resultado acontece também quando você mistura uma estampas em tons pastéis e “leva” uma das cores para um peça lisa, criando uma composição harmoniosa e com contraste.
tons-pasteis
Combinando o tamanho das estampas: Em peças maiores use estampas menores em que o fundo claro e neutro se destaque. Nas peças menores, use estampas maiores ou tons mais fortes.
Muitas estampas e uma cor neutra dominante: Utilizando várias estampas diferentes é interessante que haja uma cor neutra que predomine em todas elas, como o cinza ou o branco para harmonizar.
Escolher uma paleta de cores para trabalhar e usar apenas estampas que as reproduzam torna mais fácil combinar e misturar estampas grandes e marcantes ou texturas diversas.
Quando o assunto é bicho, dá para misturar print animal de diferentes cores e desenhos em uma peça neutra sem pesar. Se quiser um resultado mais discreto é só usar prints diferentes, mas com cores iguais em todos.
Ou então misture o print animal com outras estampas, desde que neutras, e uma mesma cor predomine em todas as estampas. Veja como fica bem neste exemplo.
animal
O zig zag ou estampa chevron está em alta. Você pode compor diferentes tipos, tamanhos e cores da estampa chevron em uma mesma produção, como mostramos à seguir.
A estampa chevron também combina com outras mais “femininas” como florais, arabescos, bandanas, etc. Uma dica é apostar em cores que são reproduzidas em ambas.
chevron
Positivo e negativo: A mesma estampa pode aparecer sobre um fundo claro e sobre o fundo escuro. Fica bonito e moderno.
Combinar as texturas diferentes nos materiais da mesma cartela de cores também produz um resultado bacana e é um jeito fácil de dar vida às produções com muito bege, tons neutros e off white.
Uma composição de estampas diferentes será harmoniosa onde predominam o preto e branco.
Outra composição clássica é listras com tecido floral. Para ficar mais moderna e atual use um floral grande.
Para dar mais graça às combinações de xadrez, além de reproduzir as suas coresaposte em texturas e estampas centralizadas em outras peças.
Xadrez grande + xadrez pequeno funcionam muito bem. Para a composição dar certo, escolha um xadrez amplo e de fundo neutro e uma padronagem miúda para complementar.
mesma estampa em cores diferentes é um recurso bacana para dar sensação de unidade ao conjunto da decoração.
Padrões gráficos e contínuos podem ser facilmente misturados se tiverem cores comuns a todos.
Combinar estampas florais é mais fácil se você escolher uma padronagem contínua em um deles e compor estampas de tamanho menor e maior.
Para encerrar, um composê clássico de cores laranja com verde.
frutas
Ufa, será que exagerei? Deixe a sua opinião e divirta-se com esta tarefa!


Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...