Amigas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PLANEJANDO, PRODUZINDO E VENDENDO



Um empreendimento de sucesso deve ser organizado e pautado em planejamentos prévios, além de valorizar o cuidado com a qualidade e possuir a capacidade de inovar e desenvolver novos produtos. Tudo isso sem esquecer que o foco de toda atividade empresarial é a satisfação do cliente. Para tanto, os seguintes fatores devem ser levados em consideração:

Planejamento
Assim como os empreendedores de outras áreas, o artesão precisa entender a importância do planejamento e aplicá-lo da forma devida. Planejamento é um processo contínuo que inclui identificação de objetivos e definição das ações para atingir os resultados desejados. Nesse processo, o empreendedor deve estudar os pontos fortes e fracos do seu próprio negócio de uma forma geral. Após a definição dos objetivos e metas, deve-se elaborar um plano de ação.

Análise público-alvo e dos concorrentes
A definição do público-alvo é um fator muito importante para o desenvolvimento de um produto, visto que esse pretende satisfazer a uma necessidade ou desejo do cliente. Essa satisfação só é possível quando se conhece para quem está vendendo. Também é necessário estudar os concorrentes para avaliar onde eles conseguiram sucesso e onde fracassaram. Isso não quer dizer copiar o produto do concorrente, e sim identificar o que é preciso mudar e como diferenciar o produto no mercado.

Cor e critérios estéticos
Antes de iniciar a produção e a idealização do produto, é preciso definir quais serão as cores utilizadas. Elas são escolhidas a partir de critérios pré-estabelecidos, como as preferências do público-alvo, as características regionais e o tema da coleção. Ao relacionar as cores com o produto não se pode esquecer do significado de cada  uma delas. Afinal, dependendo da cultura em que a cor está inserida, ela passa a ter outro significado.

Protótipo e ficha técnica
Após a definição da idéia para o produto, deve-se produzir o protótipo, ou seja, o modelo. Ele é feito para testes como forma, peso, tamanho, viabilidade produtiva e por isso não pode ser vendido, pois guiará o desenvolvimento dos demais produtos. Outra ferramenta importante é a ficha técnica, a qual deve ser preenchida durante a criação do protótipo.

Ciclo produtivo
Para atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, o artesão precisa planejar e controlar de forma adequada a sua produção. É preciso estar atento para prevenir e corrigir falhas ou erros, como também saber qual a capacidade produtiva e procurar aumentá-la. O melhor aproveitamento do tempo pode ser feito por meio da organização do espaço, do posicionamento das máquinas, da definição de horários e tarefas.

Evolução do trabalho
Geralmente, o artesão é o dono e o executor do negócio, faltando a ele aprender a planejar suas ações e adequar sua produção para a eliminação das perdas. Para que ocorra a socialização da informação e a reprodução das técnicas tradicionais de artesanato, é necessário fazer com que todos os envolvidos na atividade conheçam cada etapa da produção, a região onde trabalham e a importância que o público dá aos produtos artesanais.

Controle da Qualidade Total (CQT)
É o controle de cada passo da produção para garantir que o produto atenda às suas especificações. Em cada etapa da produção há uma especificação de qualidade. Caso esteja fora do padrão definido, o produto não pode passar para a etapa seguinte. A qualidade é medida ao se verificar satisfação ou insatisfação com o produto.    
      
Controle de estoque
Controlar o estoque é saber exatamente a quantidade de materiais disponíveis e em que quantidade está sendo utilizado.

Formação de preço
Para se chegar ao preço de venda, o artesão deve estar atento a todos os custos e despesas na confecção do produto. Entende-se como custo a soma dos fatores aplicados no processo produtivo e utilizados na fabricação de um produto, tais como mão-de-obra, energia elétrica, depreciação de máquinas, embalagem, matéria-prima, etc. Já as despesas são os outros gastos que não implicam na fabricação ou não são realizados dentro da fábrica.

Fluxo de Caixa
É a previsão, o registro e o controle das entradas (recebimentos) e saídas (gastos) de recursos financeiros durante um determinado tempo. A principal finalidade de previsão e acompanhamento do fluxo de caixa é controlar o equilíbrio entre as entradas e saídas das finanças para garantir a sobrevivência e o crescimento do empreendimento.

Marketing e segmentação de mercado
Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a fixação de preço, a promoção e a distribuição de idéias, produtos e serviços. Os artesãos devem tentar identificar os fatores que afetam as decisões de compra do público-alvo e, então, agrupar os consumidores de acordo com esses fatores. A divisão do mercado em grupos menores e iguais é chamada segmentação de mercado, que é uma maneira para a identificação e satisfação dos clientes em potencial.

Demanda
É uma medida do quanto determinado produto é procurado no mercado.

Cliente ou Público
Cliente ou público é qualquer cidadão que se dirija ao local de venda do artesão para pedir auxílio, fazer uma reivindicação, solicitar informação ou adquirir um produto ou serviço. Atendimento é toda ação desenvolvida para alcançar o cliente. Para se fazer um atendimento de qualidade, é necessário conhecer o empreendimento e o produto, além de ter comprometimento com os clientes. O bom atendimento é de fundamental importância para que o artesão alcance seus objetivos e obtenha sucesso. Manter a qualidade no atendimento é uma meta que todo artesão deve perseguir para obter um diferencial de mercado.

Marca
Um sistema de identidade visual serve para identificar o negócio, para mostrar em que tipo de mercado o empreendimento se encontra e também expor o diferencial que ele apresenta. É bom lembrar que não é o símbolo e o logotipo que fazem a marca, mas a representação dela para o cliente. O sentimento que surge no público ao ver o símbolo e o logotipo é que representa a marca e a identidade da empresa. Esse sentimento não é algo que se controla, mas é algo que se descobre e se identifica.

Sistema de identidade visual
É importante que o artesão saiba claramente qual imagem quer que o seu cliente faça do empreendimento para que ela possa ser representada visualmente. A identidade visual não é a representação da marca em logotipo e símbolo, mas toda a expressão visual da marca, ou seja, é a união de todas as aplicações possíveis para ela. Um empreendimento possui um sistema de identidade visual quando toda a sua apresentação visual possui a mesma linguagem, ou seja, o cartão de visita, embalagem, site, uniforme, etiqueta, placa, folder, etc.

Cartão de visita
O cartão de visita é o instrumento que efetiva os contatos com clientes, fornecedores e potenciais parceiros nas mais diversas situações sociais e de negócios.

Etiqueta
A etiqueta é obrigatória em qualquer peça e pode ajudar a divulgar o empreendimento. A principal informação é o preço, mas deve conter também o símbolo e logotipo, contato, os cuidados necessários com aquele produto, o nome de quem produziu (importante para associação e cooperativa), código da peça (importante para controle de venda), marcas de parceiros e o tempo de troca.

Embalagem
A embalagem precisa condizer com as características do empreendimento. Por exemplo, caso a característica principal do negócio seja o reaproveitamento e reciclagem de material, não faz sentido a embalagem ser plástica como a de supermercado.  O ideal é que a embalagem contenha o símbolo e o logotipo, além dos contatos do artesão.

Portfólio e catálogo
O portfólio é uma seleção dos melhores trabalhos já realizados pelo profissional e o catálogo é a apresentação dos produtos de uma coleção ou de uma categoria.   

Vitrinismo
Vitrinismo é uma forma utilizada para mostrar uma mercadoria em qualquer espaço da loja. Seu objetivo é vender e criar um vínculo entre o consumidor e a loja, bem como estimular o desejo de compra.

"O teu entusiasmo determina o seu sucesso"


2 comentários:

  1. Otimo texto! Resume o que precisamos fazer mas muitas vezes deixamos passar... Parabéns a quem elaborou! Vou compartilhar. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei,estou aprendendo muito com as dicas de vcs!Agradeço pelo carinho!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...