Amigas

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Segredo é: INFORMAÇÃO!



O artesanato recebe várias definições, mas ninguém nega sua importância no cenário econômico. Seja na versão tradicional através de referências culturais ou sob o aspecto moderno com a utilização de formas e moldes, o fato é que ele gera emprego, renda e bons negócios.

Para ter sucesso em seu trabalho, o artesão deve ter cuidado especial no acabamento final da peça e com a embalagem, que é parte fundamental. Uma bela embalagem muda o visual do produto, tornando-o mais atrativo - em casas especializadas encontram-se sacos e caixas a preços acessíveis.
Atendimento, vestimenta, higiene, limpeza e organização dos produtos também são fatores importantes, principalmente para as pessoas que montam barracas em feiras. Faça propaganda de seus produtos através de cartões de visita, internet (blog e/ou site), jornais, lojas virtuais, entre outros. 
Procure assistir programas de TV que apresentem matérias artesanais do tipo “Faça Você mesmo”.
Visite feiras e exposições dos grandes fabricantes para conhecer novos produtos, técnicas, coleções e tendências. Cursos, para aperfeiçoamento também são importantes. 
Procure informações e conhecimentos no SEBRAE, SUTACO, SESI, SESC, SENAC, SENAT Prefeituras (através dos departamentos de cultura, turismo ou ação social que tem programas de inclusão produtiva), entidades sociais, igrejas e lojas de artesanato. Na hora da compra uma boa dica é juntar-se com mais pessoas que utilizam um mesmo produto e adquirir em quantidade maior, enfim quem compra mais pode obter maiores descontos dos lojistas.
Para quem fabrica comida artesanal e sabonetes é preciso estar atento as leis de vigilância sanitária e o código do consumidor.
Para o meio ambiente (árvores, raízes, sementes, queima de produtos) procure orientações no IBAMA.

Vale lembrar ainda que os produtos, mesmo artesanais, precisam apresentar informações técnicas, isto é, material utilizado para a confecção da peça; principalmente quando o produto for para exportação.

O Fuxico da Arte Espera Você!! 

 "O seu entusiamo determina o seu sucesso!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...